pt
Boeken
Sigmund Freud

Psicologia das massas e análise do eu

Em «Psicologia das massas e análise» do eu, Sigmund Freud investiga uma questão que sempre o inquietou: o que mantém coesa uma massa de pessoas? Este que é um dos chamados “textos sociais” do autor foi construído à luz dos então mais recentes estudos sobre antropologia e psicologia dos povos. Utilizando conceitos como identificação, regressão, idealização, libido e recalque, Freud esmiúça o funcionamento dos grandes grupos e os mecanismos inconscientes que propiciam que uma multidão de seres pensantes se submeta cegamente a um líder.
127 afgedrukte pagina’s
Auteursrechteigenaar
Bookwire
Oorspronkelijke uitgave
2013
Jaar van uitgave
2013
Uitgeverij
L&PM Pocket
Hebt u het al gelezen? Wat vindt u ervan?
👍👎

Citaten

  • b3408339235citeerde uit2 jaar geleden
    é preciso se recordar em primeiro lugar da constatação feita pela psicologia moderna de que os fenômenos inconscientes desempenham um papel preponderante não apenas na vida orgânica, mas também nas funções intelectuais.
  • b3408339235citeerde uit2 jaar geleden
    Nas mencionadas relações com os pais e os irmãos, a pessoa amada, o amigo, o professor e o médico, o indivíduo sempre experimenta a influência de apenas uma única pessoa ou de um número muito pequeno delas, das quais cada uma adquiriu para ele um significado imenso.
  • b3408339235citeerde uit2 jaar geleden
    a identificação é a forma mais elementar de ligação afetiva com o objeto”.
fb2epub
Sleep je bestanden hiernaartoe (maximaal 5 per keer)