As ideias tecidas neste livro emergem de discussões sistemáticas do Caparaó — Grupo de estudos sobre Natureza, coordenado pela professora Dra. Maria Cristina Rosa e pelo professor Me. Luiz Gustavo Nicácio, vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais, e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, Espaço e Cidade (Geplec) coordenado pela professora Dra. Simone Rechia, vinculado à Universidade Federal do Paraná, bem como convidados que se debruçaram sobre a sua temática central: Lazer, Natureza e Educação.
O exercício foi, a partir de produções de ambos os grupos, sistematizar conhecimentos já produzidos e em produção acerca das relações entre lazer e espaços públicos nas cidades e em ambientes não urbanos, pensando a escola e outras formas de formação humana.
As áreas verdes, articuladas à Arquitetura, aos Estudos do Lazer, entre outras áreas, destacam-se como categoria de análise.
Em diferentes contextos e temporalidades, há reflexões de como a natureza e seus elementos podem adentrar pedagogicamente a escola, bem como a escola tem ocupado espaços não escolares para ações educativas junto à natureza.
Entre importantes contribuições, ressalta-se que é impreterível a participação da comunidade no planejamento, implantação e manutenção de programas e projetos educativos urbanos para que possamos traçar aproximações e distanciamentos acerca das relações entre lazer, natureza e educação em diferentes espaços da cidade.